domingo, 22 de julho de 2012

My Dear Miss Austen...



Ando com uma ideia há imenso tempo... Uma ideia que me assombra desde que vi um filme na SIC, com a fantástica Emily Blunt e o inesquecível Hugh Dancy, chamado "The Jane Austen Book Club".
A história começa em Sacramento, Estados Unidos da América, onde se cruzam personagens como Bernadette, casada 6 vezes e vive sozinha por fim; Jocelyn solteira e em depressão depois da morte do seu cão; Sylvia e Daniel casados mas a atravessar uma crise, pois Daniel esta apaixonado por outra mulher; Allegra, gay e filha de Sylvia e Daniel, volta a casa para ajudar a mãe a superar um mau momento; Prudie uma professora de francês recém casada com Dean, e que teve de desmarcar uma viagem de sonho a Paris por problemas de negócios do marido; e por fim, Grigg um super nerd que adora participar em convenções de ficção científica.
Este grupo acaba por se cruzar quando Bernadette sugere a criação de um clube de leitura dedicado aos livros de Jane Austen, com a promessa que esta é perfeita para curar todos os males do mundo, Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg, juntam-se ao grupo, acabando-se por encontrar mensalmente e abrindo a sua vida e os seus problemas mudando as suas vidas para sempre e daqueles que os rodeiam.

É por isso que vai ser desta que vou criar um clube de leitura da minha Miss Austen, porque ela me inspira, porque a minha Miss Austen me ensinou a olhar e a ver, a criticar com elegância, a identificar as máscaras e as vidas fabricadas, a sonhar com o meu Mr. Darcy, porque como escreveu James Edward Austen-Leigh (autor que publicou as suas memórias) "She opened her mouth with wisdom and in her tongue is the law of kindness" e por isso merece ser lida e relida e discutida e principalmente admirada!
Assim sendo, está aqui aberta a oportunidade de se inscreverem no My Dear Miss Austen, o meu futuro clube de leitura, onde as obras lidas e admiradas serão Sense and Sensibility; Pride and Prejudice; Mansfield Park; Emma; Northanger Abbey e Persuasion, e os encontros tidos a cada trimestre. Para quem estiver interessado em juntar-se basta enviar um e-mail para catarinafialhotojo@gmail.com e a leitura poderá começar!



Sem comentários:

Enviar um comentário